terça-feira, 16 de maio de 2017

Culto só a Deus?




Pois bem, essa é especialmente para o Omar Campos, mas se tornará abrangente, ou seja, será para todos aqueles que dizem culto só a Deus e se opondo a classe de cultos que a Santa Igreja formulou. Sendo assim, deixo claro que as classes de cultos que nós sabemos são: o culto de dulia, hiperdulia, protodulia e latria. Desse modo, nós católicos afirmamos que o culto de dulia é reservado aos santos, hiperdulia a virgem Maria, protodulia a São José esposo da Virgem Maria e latria unicamente a Deus.

O nosso amado amigo Omar Campos, numa grande tentativa de apresentar uma das suas peças teatral tenta acusar os católicos de serem idolatras pelo simples facto de saber que a Santa Igreja cultua os santos, alegando que culto só a Deus e que muitas das vezes o termo cultuar é usado como eufemismo de servir, aludindo-se ao livro de Mateus 4, 10 que diz:

10*Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto. » (Mt 4,10)

Entretanto a única coisa que deveríamos parabeniza-lo é pelo facto de esse filho de Lutero ter adivinhado uma única coisa, que diz respeito ao termo cultuar que algumas vezes é tido como sinónimo de servir. Desse modo então, o versículo diz: "só ao senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto" (servirás).
De acordo com um dicionário moderno da língua portuguesa, diz que culto é a forma pela qual se presta homenagem à divindade; cerimonias religiosas; acto religioso dominical (nas igrejas protestantes); e por fim diz, veneração; respeito; amor intenso. (Dicionário moderno da Lingua Portuguesa, Escolar Editora).

Para clarear bem esse assunto ao nosso querido Omar Campos que se apresenta como um analfabeto funcional efetivamente, porque ele não entende coisas simples, voltamos ao versículo anterior de Mateus que nos diz que só a Deus adorarás e só a ele prestarás culto! Vendo isso, não vejo a consistência desse filho de Lutero afirmar que nós somos idólatras, porque o mesmo versículo separou o termo adoração e o termo culto, então só é alguém idólatra se adorar uma outra coisa que não seja Deus, não que ele cultue ou sirva algo que não seja Deus!

Agora para melhor compreensão, quero lhe clarificar que o culto que se refere aí é o acto de servir a Deus oferecendo sacrifícios, a nenhuma criatura deve se oferecer sacrifício senão só a Deus. Então o sentido aí da palavra em Mateus "só a ele deves cultuar" servir =oferecer sacrifícios não significa que em termos normais ou noutros sentidos só a Deus se deve cultuar ou servir, porque se assim não fosse, a bíblia e o próprio Jesus seria a nossa maior causa de pecado porque ele nos manda servir uns aos outros, ele mesmo foi exemplo de um servidor quando lavou as pernas aos seus discípulos, mostrando o exemplo a seguir. O nosso amigo e querido analfabeto bíblico Omar Campos, nos diz ainda que a bíblia diz que só a Deus deve se cultuar! Epa, como a palavra cultuar segue imediatamente o mesmo que servir e em outros casos o mesmo que adorar, eu vou mostrar para esse indivíduo que ele não lê a bíblia e nem ao menos toca nela, e se por acaso toca, então não percebe outras versões, ou talvez está inundado nas adulterações fajutas das bíblias protestantes!

3*Ninguém, de modo algum, vos engane.
Com efeito, antes deve vir a apostasia e manifestar-se o homem da iniquidade, o filho da perdição, 4o adversário, aquele que se ergue contra tudo o que se chama Deus ou é objecto de culto, até a ponto de ele próprio se sentar no templo de Deus e de se ostentar a si mesmo como Deus. (2 Tessalonicenses 2,3-4, Bíblia sagrada africana)

Que nadie os engañe de ningunamanera.
Primero tiene que venirla apostasia y manifestarseelhombreimpío, elhijo de perdición, 4 eladversario que se eleva sobre todo lo que llevaelnombre de Dios o es objecto de culto, hasta el extremo de sentarseélmismo em elSantuario de Dios y proclamar que élmismo es Dios. (2 Tess 2,3-4. Bíblia Católica versão Espanhol)

3Nessuno vi inganni in alcun modo. Infatti, se prima non vienel'apostasia e non si rivelal'uomodell'iniquità, ilfigliodellaperdizione,
4coluiche si oppone e si innalzasututtociòcheèchiamato Dio o cheèoggettodi culto, fino a sedersieglistessoneltempiodi Dio, dichiarando se stesso Dio. (2 Tess 2,3-4 Bíblia católica versão Italiana)

Com essa citação querido apresentador da Disney, eu posso te dizer que você está errado e se considere refutado. Note que aqui o sentido poderia significar culto no sentido de adoração, já que algumas versões traduzem assim, então pare de mentir que a bíblia afirma que culto só se dá a Deus, porque frente a essa interpretação, São Paulo nos apresenta que existe até objectos que se cultue, e se existe objectos que se cultue, porque não podemos e devemos cultuar santos ou seja pessoas com grande méritos alcançados aqui na terra enquanto vivos?

Quanto ao culto que damos aos santos, já que culto segundo o dicionário moderno da língua portuguesa e segundo a Santa Igreja, não significa só servir, mas venerar, respeitar, amar muito. É, portanto, o culto de veneração, de amar muito que damos aos Santos e a Virgem Maria!

Escrito por: Benedictus Manuel

1 comentário: